Um blog para mulheres inteligentes e empoderadas pelo conhecimento!

Um blog para mulheres inteligentes e empoderadas pelo conhecimento!
"Interior com menina que lê". Óleo sobre tela de Henrique Bernardelli.1886.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sugestão de leitura: As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis

Iniciando nossas sugestões de leitura,  e esta vem com a sugestão de filme também, temos As Crônicas de Nárnia do autor inglês C.S.Lewis. Taxado de literatura infanto-juvenil, com certeza é leitura para todas as idades, visto que aborda temas norteadores para nossas vidas. C.S.Lewis pensou, ao começar a escrever suas crônicas, em formar os pensamentos e valores de uma nova geração de pessoas, aquelas nascidas após a 2ª Guerra Mundial. Por ter vivido (e sobrevivido) a duas grandes guerras, sua preocupação voltou-se para com o futuro da humanidade.

Baseadas em valores puramente cristãos, as 7 crônicas narram aventuras de crianças na terra mágica de Nárnia, criada por Aslam. A 1ª crônica fala como Nárnia nasceu; a 2ª, a mais conhecida de todos, "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" traz os 4 irmãos Pevensie: Peter, Susan, Edmund e Lucy e como eles libertam Nárnia do longo reinado da Feiticeira Branca; a 3ª, narra as aventuras do garoto Shasta e seu cavalo que fala; a 4ª conta as aventuras do Príncipe Caspian, que pede auxílio aos 4 irmãos para libertar Nárnia de seu tio tirano; a 5ª crônica, atualmente a mais famosa, "A viagem do Peregrino da Alvorada", com Caspian, Edmund, Lucy e um personagem novo, Eustace (primo dos Pevensie), que empreendem uma jornada de reconhecimento das ilhas que fazem parte da geografia de Nárnia e verificam se existem lordes sobreviventes da tirania do tio de Caspian; a 6ª crônica, "A cadeira de prata", conta as aventuras de Eustace e sua amiga Jill; e a 7ª crônica, "A última batalha", narra como Nárnia chega ao fim...ou não!

A Walt Disney já fez 3 adaptações cinematográficas:  "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", "O Príncipe Caspian" e agora em 2010, "A viagem do Peregrino da Alvorada", que a meu ver, é a adaptação mais distante do texto em si. Mas não deixa de ser muito fofa e atraente para quem gosta de efeitos especiais... Veja o trailer oficial retirado do YOU TUBE:


De qualquer forma, é boa pedida de leitura para as férias sim; e se você for que nem eu, um pouco "tracinha", a leitura de tão gostosa fluirá bem rápido! Em tempos estranhos como o nosso, é sempre bom ler sobre perdão, amor, Deus e pureza...assuntos que frequentemente esquecemos.

2 comentários:

  1. estou lendo o livro. Comprei no site do submarino, e foi super barato, R$ 16,90, o volume único. Já li metade, e também já assisti o filme no cinema. Eh muito bom.
    Comprei também os 2 primeiros filmes.

    ResponderExcluir
  2. Há anos eu li a primeira vez "As Crônicas de Nárnia" e simplesmente me apaixonei!
    Conheci no lançamento do primeiro filme "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" e logo o comprei para mim. O volume único (igual ao da foto).
    Ótima leitura para pais, filhos, sobrinhos e netos.

    ResponderExcluir