Um blog para mulheres inteligentes e empoderadas pelo conhecimento!

Um blog para mulheres inteligentes e empoderadas pelo conhecimento!
"Interior de escola árabe em Constantina". Grafite e aquarela sobre papel de Theodore Chasseriau.1846.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dica de filme: Um sonho de amor


Um Sonho de Amor (Io sono l'amore, 2009) é um filme italiano, escrito e dirigido por Luca Guadagnino. Emma é casada com um rico industrial, mãe de 3 filhos bem criados e bem sucedidos, excelente dona de casa e que acredita ser feliz desempenhando suas funções sociais até....conhecer Antonio, chef, amigo de seu filho mais velho, Edoardo.



Ela se deixa levar pela paixão, algo há muito tempo esquecido...A história em si é um pouco comum; sendo assim, o que o filme tem de especial? A atuação perfeita da atriz Tilda Swinton ( lembram da Feiticeira Branca de As Crônicas de Nárnia? É ela...): sua personagem é uma russa que fugiu de seu país para casar com um italiano; ela praticamente abandona suas origens, sua língua e sua cultura. A única coisa que a faz lembrar de que é russa é uma sopa típica, que ela fazia aos filhos e inclusive ensina a Antonio...e é justamente esta sopa que vai compor o clímax da história, lá na frente.


Ao longo da história Emma passa por algumas transformações: a metáfora da borboleta se encaixa muito bem aqui, pois ela vai se transformando e deixando pra trás coisas que se tornam irrelevantes em seu relacionamento com Antonio: a pose de mulher rica, os cabelos tão bem arrumados, a maquiagem, as roupas... Tudo isso já não faz mais sentido sem o amor que Emma agora sente.



Vale a pena assistir o filme: os belíssimos enquadramentos da câmera praticamente deixam os diálogos sem função aparente; as imagens e posições falam por si só. A fotografia é extasiante, dá logo vontade de pegar um avião e ir conhecer Milão, San Remo e Nice, tanto no inverno quanto na primavera! E por último, prestem atenção no figurino usado por Emma: corte clássico e elegante! Para quem tiver interesse, aqui vai o link do trailer


Para os gourmet de plantão, o filme tem várias cenas de banquetes e preparações de comidas - outra metáfora: a comida representa o proibido e o prazer de se entregar ao proibido, e isso é visto, por exemplo, quando Emma prova os camarões que Antonio cozinha especialmente para ela! Hummm!


2 comentários:

  1. Excelente!!!! Adoro a Tilda, parabéns, Natércia! Seu blog cada dia mais perfeito! Irei em busca do filme right now! bjs

    ResponderExcluir