quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dica de filme: Meia noite em Paris


Pelo poster acima não precisa nem dizer que o filme tem pedigree, né? Dirigido por Woody Allen e com um elenco de peso, a surpresa é a escolha do Owen Wilson para interpretar um roteirista americano de sucesso mas escritor frustrado. Gil aproveita o fato de que a família de sua noiva, Inez, mudou-se temporariamente para Paris, para dar vazão a uma certa nostalgia pela época que ele considera ter sido a Idade do Ouro nas artes - a década de 1920.


Perambulando pelas ruas de Paris, à meia noite, Gil é parado por um carro antigo cheio de pessoas bem vestidas e resolve entrar. Ele é levado a uma festa em que encontra seus ídolos: os escritores Ernest Hemingway e F.Scott Fitzgerald, o artista Pablo Picasso...Certo de que voltou ao passado, Gil resolve toda noite esperar pelo mesmo carro à meia noite...e é sempre levado à efervescência cultural típica dos anos 20, também chamado crazy twenties.


Apaixona-se pela amante de Picasso, é encorajado pela poeta Gertrude Stein a escrever um romance, enfim...Depois de vários encontros com ícones culturais, Gil se depara com um dilema: ficar no passado ou ficar em seu futuro? 


Midnight in Paris (USA, 2011) resgata esse sentimento retrô tão comum em nossa pós modernidade; aquela coisa de acharmos que a outra época - que nem vivemos - é que foi melhor...Imagina! Será que o nosso presente é tão ruim assim?


Uma outra coisa a ser percebida no filme: a ironia extremamente engraçada do quanto os americanos, que vão a Paris, não gostarem da França! Morri de rir do paradoxo: Inez, super chic com sua bolsa e perfume Chanel, odeia toda e qualquer referência francesa! Realmente os americanos são umas pessoinhas ambíguas...mas nós brasileiros, também não somos? Conheço muito brasileiro que odeia a Argentina e ama ir para Buenos Aires...Ainda bem que muitas diferenças culturais hoje em dia são sanadas (ou não!) pela globalização...Vale a pena assistir o filme gente, afinal de contas ele foi indicado ao Oscar 2012 por  4 categorias: Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte - agora é esperar pela consagração!

2 comentários:

  1. Olá Natércia

    A-D-O-R-E-I...
    Visitando blogs amigos, encontrei o seu e vim lhe visitar. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sempre bom fazer novos amigos :) Já vou visitar seu blog! Bjos!

      Excluir