quarta-feira, 7 de março de 2012

Dica de leitura: Mademoiselle Chanel

Livro - Mademoiselle Chanel

Mademoiselle Chanel, de Maria Adelaide Amaral (Ed.Globo, R$ 17,90 aqui), é escrita em forma de monólogo: a peça mostra a estilista ainda na ativa em seu ateliê, falando, questionando e brigando, enquanto acerta as provas de roupas em uma jovem modelo.


Enquanto fala, Coco Chanel faz suas reminiscências: lembra da origem humilde, de quando começou a trabalhar, a razão do apelido Coco, seus amores (por exemplo, o caso de amor louco com o playboy Boy Capel) e sobre o fato de ter optado pela independência financeira ao invés do casamento. Tudo isso em uma época em que a mulher não tinha vez nem voz e tampouco lhe era permitido questionar seu destino.


Percebe-se claramente através do texto de Amaral que Chanel foi uma mulher muito à frente de seu tempo e que usou sua criatividade na moda para expressar seu descontentamento com a rigidez social infligida à mulher. Liberdade, estilo e elegância foram suas palavras de ordem e assim criou-se o ícone, cuja referência de moda atemporal perdura até hoje.

O famoso tailleur

O sapato modelo chanel, bicolor, para dar mais conforto à mulher sem perder a elegância

Mas a contribuição de Chanel para a história da moda e consequentemente para o que escolhemos ao nos vestir, é incontestável; por exemplo, se eu tenho sempre um vestido preto no meu guarda - roupa para usar como um curinga nas festas, com certeza é influência de Mademoiselle Chanel! Olha eu aqui, ano passado, querendo tirar foto com ela rsss:


Isso foi em um dos cômodos da Casa Cor Maranhão

E se você quer conhecer um pouco mais sobre a vida dela, sugiro assistir o filme Coco antes de Chanel (2009):


E para a mulher que se pergunta todo dia ao espelho: por que vou me arrumar se só vou trabalhar? se só vou à padaria? se só vou, enfim, na esquina? Chanel responde:

"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."




Um comentário:

  1. Já assisti Coco Avant Chanel maravilhoso e recomendadíssimo estou no aguardo do outro filme sobre Chanel. Ótima sugestão!!!!!

    ResponderExcluir